Um dos mais relevantes espaços culturais do Sertão volta a funcionar em Petrolina depois de oito meses. A Oficina do Artesão Mestre Quincas funciona de segunda a sexta, das 8h às 17h, e aos sábados e domingos, das 8h às 12h.
Por conta da pandemia, o uso de máscaras é obrigatório e está sendo disponibilizado álcool 70% na portaria, além de placas orientando o distanciamento correto entre as pessoas. Todos devem seguir os protocolos de higiene e proteção individual para reduzir o risco de contágio da covid-19.
A área é dividida em espaços para comercialização e produção de artes, disponibilizando uma grande variedade de peças; entre elas, esculturas de madeira, pedra, cerâmica, tecidos em geral (bordados, fuxicos, rendas). Ao todo são 25 artesãos que trabalham no local.
Vale ressaltar que a Oficina do Artesão passou por uma requalificação, em que a Prefeitura de Petrolina investiu R$ 941 mil. O equipamento cultural foi redesenhado para garantir mais espaço tanto para os artistas quanto para os visitantes. Foram requalificados cinco ateliês temáticos (madeira, pedra, barro, esculturas e tecidos). Outra novidade foi a construção de uma sala multiuso para cursos, capacitações e fomento a novos artistas.