Foi prorrogada até o dia 31 de outubro a campanha de vacinação contra o sarampo para o público entre 20 e 49 anos. Todos dessa faixa etária devem tomar uma dose da vacina, independente da situação vacinal. Além do sarampo, o imunizante protege contra a rubéola e a caxumba.
Até o momento, 448 mil pernambucanos foram vacinados. Para garantir a proteção, a Superintendência de Imunizações da SES-PE já distribuiu mais de 1,4 milhão de doses da vacina para os municípios pernambucanos. “Os postos de vacinação estão organizados de acordo com as novas diretrizes de segurança e higiene para receber aqueles que precisam se imunizar. É importante também que os gestores municipais busquem estratégias extramuros para chegar até o público elegível da campanha“, pontua a superintendente de Imunizações da SES-PE, Ana Catarina de Melo.
Em 2020, até 15 de agosto, foram confirmados 34 casos da doença no Estado, sendo 9 na faixa etária elegível nesta campanha de imunização. Os casos confirmados este ano foram de residentes dos municípios de Camaragibe (1), Igarassu (4), Ipojuca (3), Jaboatão dos Guararapes (9), Olinda (3), Paulista (4), Recife (6), Sirinhaém (1), São Bento do Una (1), Cabrobó (1), Petrolina (1). Em Pernambuco, no ano de 2019, foram confirmados 345 casos de sarampo.
Importante ressaltar que a vacina contra o sarampo é disponibilizada de rotina nos postos de saúde para a população entre 12 e 59. As outras faixas etárias podem continuar procurando normalmente os serviços para atualizar a caderneta de vacinação.