Na segunda sessão online realizada pela Casa Rodrigo Castor (16/06/2020) em pauta um fato histórico onde os edis precisaram resolver uma situação que se arrastava a um tempo que era decidir sobre o caso do vereador Gildejânio Melo que foi preso e agora se encontra em regime semiaberto e solicitou a casa o retorno às atividades parlamentares.
Durante sua ausência na câmara o Suplente Aninas de Santa Rita assumiu a cadeira e o mesmo fez uma solicitação a mesa diretora que fizesse a contagem do número de faltas de Gildejânio, pois há um limite por faltas e por isso os vereadores precisaram analisar os dois pedidos.
Sem ater as alegações jurídicas apresentadas o resultado foi a favor do vereador Ananias, pois pelo o número de faltas o vereador poderá perder o mandato e foi o que aconteceu.
Apenas com uma abstenção os vereadores cassaram o mandato de Gildejânio Melo, contudo não cassaram seus direitos políticos.
Foi uma sessão longa e caso ainda possa recorrer de alguma maneira deve Gildejânio elaborar suas alegações de contestação ao resultado da votação.
Ambos tiveram o tempo de 10 minutos para as suas defesas. (Por: Edy Vieira).