A deputada estadual Dulcicleide Amorim comemorou, na tarde desta quinta-feira (21), a aprovação da PL 259/2020, de sua autoria. O projeto institui a manta de carne de Petrolina como patrimônio cultural imaterial do Estado de Pernambuco, fortalecendo os aspectos gastronômicos e turísticos dos municípios pertencentes a região do Vale do São Francisco.
“Ficamos felizes em reconhecer a manta caprina e ovina da nossa cidade como produto típico e tradicional da região do Vale do São Francisco. O nosso mandato seguirá a disposição de todos os produtores pernambucanos, especialmente os do Sertão do Estado”, afirmou a deputada.
A manta caprina e ovina é o resultado de uma técnica de corte amadurecida há várias gerações, que resulta numa carne macia e saborosa. Ela também se constitui como uma das principais fontes de renda dos produtores, razão pela qual o PL 259 se mostra tão importante.
A parlamentar aproveitou para anunciar a aquisição do SIE (Selo de Inspeção Estadual) por parte do abatedouro de Rajada, único em funcionamento em Petrolina, cidade que já conta com mais de 300 mil habitantes.
“O SIE permitirá mais renda e desenvolvimento para os sertanejos. Com ele, os produtores petrolinenses e de outras cidades da região poderão comercializar a carne de caprino e ovino com os diversos municípios pernambucanos. Graças a atuação do presidente do IPA, Odacy Amorim, junto ao Governador Paulo Câmara, a ADAGRO e a Secretaria de Desenvolvimento Agrário, o selo foi viabilizado”, pontuou Dulcicleide Amorim.