Levantamento da STILINGUE reuniu mais de 578 mil menções entre os dias 10 e 16 de abril

Recentemente, os primeiros estados brasileiros a adotarem as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) completaram um mês de isolamento social. Hoje, o Governador do Estado de São Paulo, João Dória, estendeu o isolamento para até 10 de maio. Todos os dias surgem novos reflexos de como esse isolamento repercute entre os internautas nas principais redes sociais.

Levantamento* feito pela STILINGUE – plataforma líder nacional de Inteligência Artificial (IA) para o idioma Português – entre os dias 10/04 e 16/04, analisou mais de 578 mil menções e constatou que assuntos como autoconhecimento, Ensino à Distância (EAD) e os Desafios do Home Office foram três dos assuntos mais comentados na última semana segundo a opinião pública.

Do total de menções, 16% foram positivas, 31% foram neutras e 53% tiveram o caráter negativo. A análise envolveu Facebook, Instagram, Twitter, YouTube, imprensa digital e comentários, entre outros.

Em relação ao autoconhecimento, aproveitar a quarentena para desenvolver essa capacidade é o apelo da comunidade espiritual, de acordo com o projeto #VozesDaPandemia, desenvolvido gratuitamente pela STILINGUE durante esse período de crise. As mensagens pedem para manter paz e equilíbrio mesmo diante adversidade da pandemia, por exemplo, por meio de práticas meditativas que reforcem mensagens de amor, vida e gratidão.

Sobre o EAD, em um país em que a pandemia afeta de forma desigual alunos de escolas públicas e particulares, questiona-se sobre a manutenção da agenda ENEM 2020. Enquanto os primeiros tiveram as aulas suspensas, muitos dos segundos conseguiram se adaptar ao novo modelo de educação online.

No que diz respeito ao Home Office, àqueles que têm a possibilidade de trabalhar remotamente as principais questões que afligem são qualidade da internet, com momentos de instabilidade ou incapazes de suportar reuniões e demandas específicas; e como conciliar com a presença dos filhos mantendo a produtividade.

As publicações são públicas e coletadas via API de cada canal. Para coleta e análise, foi utilizada a tecnologia de monitoramento War-Room.

Sobre a STILINGUE

Fundada em 2014 em Ouro Preto (MG), a STILINGUE é a plataforma líder nacional de Inteligência Artificial (IA) para o idioma Português (PT-BR) – com foco em Social Intelligence & Responding em tempo real. A partir da análise, entendimento e resumo de mais de 50 milhões de conteúdos diários, de mais de 100 fontes, a STILINGUE ajuda empresas e marcas a ter um acesso facilitado a informações e conversas espontâneas e públicas (dados, números, voz, vídeo) na Internet (redes sociais, imprensa, blogs, SAC, reviews, CRM e outras), para que suas equipes possam escutar, decidir, corrigir e responder em tempo real e com agilidade a todas as percepções de consumidores. A ferramenta integrada e colaborativa traz benefícios para organizações e departamentos de qualquer porte, como Marketing, Atendimento ao Cliente, Comunicação, Vendas, TI, Customer Service e Relações com Clientes e Investidores, entre outros.

A utilização da tecnologia da STILINGUE permite a descoberta de insights para inovações, saúde de marca, antecipação de crises, inteligência competitiva e otimização de investimentos, entre outros. As interações com os consumidores, por sua vez, possibilitam decisões mais rápidas, precisas e baseadas em evidências (o pulso e o sentimento no ambiente online). A empresa possui resultados comprovados, indicados em pesquisas, de melhora acima de 80% na experiência dos clientes, inteligência e profundidade analítica e agilidade operacional.

Dentre suas soluções, destacam-se o War-Room (com os módulos de Descobertas e Conversas), Radar STILINGUE e STILINGUE Trends. No Brasil, possui um leque de mais de 320 clientes dos mais diversos segmentos e portes (como Rappi, Natura, Nestlé, Mercado Livre, 99 Táxis e brMalls), atendidos por uma equipe de aproximadamente 170 colaboradores, entre pesquisadores, desenvolvedores, cientistas de dados e linguistas, que trabalham com o objetivo de ampliar a inclusão do País no acesso à Inteligência Artificial. Em 2019, recebeu um aporte de R$ 18 milhões, liderado pela DGF Investimentos e Bridge One.

Hoje, a STILINGUE está presente nos principais segmentos de mercado: 3 dos 6 maiores bancos, 2 dos 3 maiores players de Cosméticos, 2 das 10 maiores empresas do setor automotivo na América Latina, 2 dos 5 maiores players de Educação e Tech Ed, 2 das 3 maiores companhias aéreas e 60% das 100 maiores agências de Publicidade e PR no Brasil, entre outros. E, atenta às importantes questões de privacidade, principalmente no que se refere à LGPD, está 100% em compliance com a Lei e políticas das plataformas.