Na última quinta-feira (05), os jovens do NUCA – Núcleo de Cidadania de Lagoa Grande/PE, com o apoio Prefeitura Municipal de Lagoa Grande, através da Secretaria Municipal de Assistência Social – SAS e da Secretaria Municipal de Educação e Cultura – SEDUC, realizou ação concreta do Desafio 5 – “#Partiu Mudar”, estruturado pelo Selo UNICEF, que visa estimular os adolescentes locais a exercerem sua garantia de direitos, de modo ativo, no desenvolvimento das políticas públicas de seu município, conduziu 55 alunos da Escola Estadual Dom Helder, situada na localidade de Vermelhos, ao Cartório Eleitoral da cidade para retirar o título de eleitor.
O chefe do Cartório Eleitoral, Sr. Flávio, esclareceu que todos os jovens que possuem 15 anos e irão completar 16 até antes de outubro/2020, podem adquirir o título eleitoral, portando cédula de RG ou certidão de nascimento, desde que tenham sido retiradas em Lagoa Grande/PE. A profª Josefa, percebeu que os jovens expressaram satisfação pelo fato de estarem realizado o Projeto – “Meu Primeiro Voto”, apresentado como proposta no 1º Fórum Comunitário realizado em 30 de agosto/2018 pela Prefeitura de Lagoa Grande em parceria com o Conselho Municipal de Direitos das Crianças e dos Adolescentes – CMDDCA e Conselho Tutelar.
O mobilizador do NUCA, Claudionor, destacou a participação dos adolescentes da comunidade quilombola do município que muito nos orgulha.
A articuladora local do Selo UNICEF, Mônica Cruz, psicóloga da SAS e membro conselheira do CMDCCA, pontuou: “é importante frisar que essa é uma ação de cidadania, com o intuito de efetivar a garantia de direitos dos adolescentes residentes no município, sem qualquer relação política partidária, tal como propõe o Programa Eleitor do Futuro do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco – TRE-PE, visando incentivar a participação da juventude no processo eleitoral através do exercício do voto.
A psicóloga informou ainda que demais escolas do município estão sendo mobilizadas e para essa atividade e, brevemente, será articulada outra ação prática dos jovens do NUCA junto à Câmara Municipal de Vereadores e em parceria com o Conselho Municipal da Mulher, para discutir a efetiva participação das mulheres no desenvolvimento das políticas públicas locais.
Por fim, a articuladora explicou que até o final de março/2020 estarão sendo concluídas as demais ações relativas as atividades sugeridas pelo Selo UNICEF, mediante o Guia de Políticas Públicas, as quais serão expostas no 2º Fórum Comunitário à toda comunidade e representa.