A situação da Vila São Joaquim em Izacolandia, é critica, situações sub humana de moradias de taipa, apenas um aparato e proteção das chuvas, caso seja de pequeno porte, pois as tribos indígenas viviam em condições ainda melhores em tempos não contemporâneos.

Na atualidade, na era moderna a capital do sertão, no interior de Petrolina, a triste realidade do desprezo e da pobreza de moradias sem condições humanas. Um lugar que segundo os moradores foi palco de promessas de campanha pela gestão passada, que por duas vezes prometeram e nada fizeram por essa gente.

Segundo Julio Cesar, a gestão atual, desde o inicio da gestão, tem comovendo-se com a aflição daquela comunidade, e que busca desde já uma solução para oferecer uma moradia digna, mas com a dignidade de não brincar com sentimentos e sofrimento das pessoas.

Por lá, a atual gestão já mandou equipe da infraestrutura, inclusive com a presença do Secretario Coronel Leite, que pode sentir a verdadeira necessidade da execução urgente de programa habitacional para pessoas que a décadas, reside em casas de taipa.

Julio Cesar fala a nossa reportagem, que o compromisso é com o respeito a comoção na forma sub-humana de se viver, Julio Cesar respalda em suas palavras, que será um projeto compromissado e comprometido com o sofrimento das pessoas, pois nesse momento renova-se as esperanças, mas com um governo serio e comprometido com a verdade e com o povo.

 Julio cesar diz que o prefeito abraçara a causa com intuito de respeitar as famílias desamparadas daquela comunidade.