Está acontecendo em Petrolina(PE) desde esta quinta (30) e, vai até este sábado(1°), o curso do Projeto Cooperativismo SAF/UFV modulo I, da Secretaria de Agricultura Familiar da Universidade Federal de Viçosa(MG).
É um curso promovido pela Universidade Federal de Viçosa e, está divido em 4 módulos. No módulo I é apresentado práticas de constituição, organização e atuação no mercado no contexto de Empreendimentos associativismo sem fins lucrativos.
O público alvo são os representantes de associação e cooperativas e neste módulo são mais de vinte representantes de instituições participando e tem como instrutores, Poliana Cardoso e Jander Dias, da Universidade Federal de Viçosa(MG).
Módulo 2 – Governança participativa, redes de sociabilidade e meio ambiente
CONTEÚDOS:
– Educação e governança participativa em empreendimentos coletivos, envolvendo conceitos, instrumentos e estratégias que visam a uma efetiva participação e autonomia dos atores sociais nos empreendimentos coletivos
dos quais fazem parte.
– Intercooperação e organização em rede.
– Gênero, juventude e organizações rurais, como forma de discutir e analisar estratégias de valorização das mulheres e dos jovens no meio rural e nos empreendimentos coletivos.
– Educação ambiental nos arranjos associativistas e cooperativistas rurais.
Módulo 3 -Contabilidade e Finanças
CONTEÚDOS:
– O papel dos principais relatórios contábeis como fornecedores de subsídios ao processo de tomada de decisão.
– As principais técnicas de análise desses relatórios, no intuito de aprofundar seu conteúdo e garantir maior quantidade e qualidade de informações que possam servir como base aos gestores no dia a dia das organizações sem fins lucrativos.
– Alguns conceitos e técnicas de gestão financeira e suas aplicações a esse tipo de empreendimento, com destaque para a planificação orçamentária e sua eficácia como ferramenta de gestão.
Módulo 4 – Políticas Públicas e Agricultura Familiar: características e mecanismos de acesso
CONTEÚDOS:
– Diretrizes da Política Nacional da Agricultura Familiar e outros normativos pertinentes.
– Instrumentos de identificação e qualificação dos agricultores familiares.
– Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF).
– Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).
– Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
– Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF).
– Política de Garantia de Preços Mínimos para Produtos da Sociobiodiversidade (PGPM-Bio).
Fotos: Edson Luiz Timóteo