As eleições de 2020 promete repetir o formato jovem, igual a 2016, pelo menos em algumas cidades do Sertão de Pernambuco já se é possível visualizar essas movimentações.
Em Petrolina o jovem prefeito Miguel Coelho (MDB) foi eleito em 2016 com apenas 26 anos e agora está com 29 anos e vai disputar a reeleição.
Na cidade Afrânio, também no Sertão de Pernambuco, o prefeito Rafael de Perón foi eleito com 29 anos e vai disputar a reeleição com 34 anos.
Na cidade de Lagoa Grande as movimentações não são diferentes. A vereadora Iara Evangelista (PSB) de 24 anos é uma das possibilidades do grupo das oposições a disputar a prefeitura daquele município. Por outro lado, o jovem economista de 24 anos de idade, Henrique Diniz de família tradicional no município, mesmo sem uma confirmação formal a imprensa local e regional é uma das possibilidades reais de entrar na disputar eleitoral ao cargo de prefeito. Henrique tem dialogado com o grupo da oposição na cidade e com fortes políticos do Estado, a exemplo do senador Fernando Bezerra Coelho (MDB).
Em Santa Maria da Boa Vista(PE), o clima político começa a esquentar com o jovem estudante do 8ᵒ período do curso de Medicina, Luiz Pedro Gomes, 23 anos, se colocando como um dos nomes da oposição para tentar conquistar a Prefeitura.
Luiz Pedro é filho do ex-prefeito do município Jetro Gomes e sobrinho de Xisto Graciliano, outro ex-prefeito.