Potencial de produção de queijos finos no Sertão do São Francisco caprinos. Esse é o tema da palestra que o extensionista do instituto agronômico de Pernambuco (IPA), Paulo Nogueira, ministrou na tarde desta quinta-feira (10), durante o I Workshop de queijos artesanais do Vale do São Francisco, no auditório da biblioteca da Universidade Federal do Vale do São Francisco (univasf), no campus sede, em Petrolina. O evento segue até esta sexta-feira (11), juntamente com o I torneio de queijo caprino do Vale do São Francisco.

A programação conta com a realização de palestras, mesas redondas e relatos de experiência. O I workshop de queijos artesanais terá a participação de produtores rurais, professores e pesquisadores. Entre os assuntos a serem abordados destacam-se o mercado de queijos artesanais, sanidade do rebanho, uso de fitoterápicos na produção animal, empreendedorismo, harmonização do queijo de cabra com vinho e cerveja, entre outros assuntos. O Workshop será encerrado com a hora do queijo e o torneio de queijos, no final da tarde da sexta-feira.

O evento é organizado pelo grupo de estudos em caprinos leiteiros, vinculado ao colegiado de medicina veterinária da Univasf; pelo programa de pós-graduação em ciências veterinárias no semiárido; e pela pós-graduação em ciência animal.

O coordenador do evento, professor Daniel Ribeiro, ressalta que o workshop também visa refletir sobre um sistema para a criação de cabras leiteiras, levando em consideração a agroecologia, para a preservação do meio ambiente.