O Deputado Estadual José Queiroz (PDT) subiu à tribuna na última quinta-feira (12), na Plenária da Alepe, reivindicando através da Secretaria de Educação do Governo de Pernambuco o enfrentamento às políticas públicas de combate à violência nas escolas, destacando a necessidade de uma orientação mais efetiva, técnica e pedagógica.

Dados da Gerência de Políticas Educacionais da Secretaria Executiva Estadual de Desenvolvimento de Educação mostram que 26% dos colégios estaduais de Pernambuco estão em locais de alta vulnerabilidade. No Recife, o percentual entre as escolas municipais chega a 31,5%, enquanto que em Caruaru, segunda maior cidade do estado, chega a 44%.

O parlamentar enfatizou ainda o aumento da violência no país e dentro das escolas, exigindo a visível necessidade de um projeto pedagógico para contornar esta situação. A proposição enfrenta dificuldades constitucionais na formatação, mas o parlamentar garante que estará em alerta “Estaremos atentos à movimentação da Secretária de Educação no atendimento a esta reivindicação, para podermos adotar políticas públicas efetivas no seio das escolas públicas estaduais e municipais de Pernambuco”.