O subsecretário Estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do governador Wilson Witzel (PSC) no Rio, Sergio dos Santos Barcelos, foi preso nessa terça-feira (3) durante operação do Grupo de Atuação Especializada e Combate ao Crime Organizado do Ministério Público (Gaeco/MPRJ).

Na mesma operação também foram presos os ex-governadores Anthony Garotinho (sem partido) e Rosinha Matheus (Patriota), além de outras duas pessoas.

Barcelos trabalhou na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) como chefe de gabinete da liderança do PSL na Casa. Ele deixou o cargo no final de junho. O subsecretário também já havia sido coordenador da Coordenadoria de Artes Cênicas da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, também na gestão de Witzel.

A assessoria do governo do estado informou que após a prisão Witzel determinou a exoneração do subsecretário. O ato será publicado no Diário Oficial de amanhã.

Sérgio, os ex-governadores e as outras duas pessoas são acusados pelo MPRJ de terem superfaturado licitações para obras de casas populares durante a gestão de Rosinha em Campos dos Goytacazes (2009-2016). Eles teriam recebido R$ 25 milhões em propina da construtora Odebrecht.

Com informações do G1.