No último nesse final de semana foi realizado em Petrolina o II festival Petrolinense de paracanoagem, no lago do Iate Clube. O evento integrou a programação do Workshop de paracanoagem, promovido Grupo de Pesquisa em Atividade Física Adaptada-GEPAFA-UNIVASF em parceria com Confederação Brasileira de Canoagem-CBCa, o comitê paralímpico Brasileiro-CPB e o IATE clube-Petrolina.

Atletas com deficiência física de Petrolina e Juazeiro participaram das provas de 150 mts nas categorias K1 (apenas uso dos braços), K2 (apenas troco e braço), K3 (atletas que utilizam o pernas, tronco e braço) no domingo (4) pela manhã no lago do IATE CLUBE.

Para o técnico da seleção brasileira de paracanoagem Gelson Moreira, “o evento promove a inclusão de pessoas com deficiência na sociedade como também oportuniza que novos praticantes tenham acesso a modalidade paralímpica. Já Leonardo Gasques, coordenador geral da competição, “o festival de paracanoagem busca uma maior participação das pessoas com deficiência nos espaços sociais e na prática esportiva, contribuindo para melhoria da qualidade de vida da pessoa.”, finalizou.

Sobre o GEPAFA:

É um grupo de pesquisa e de trabalho que apresenta-se como instrumento para desenvolver as competências necessárias ao profissional de Educação Física e de áreas afins para atuar com pessoas com deficiência.

Atualmente, o grupo realiza a oferta da prática de paracanoagem para pessoas com deficiência física na região do Vale do São Francisco, elaboração de cartilhas para promover adesão a práticas de atividades físicas por pessoas com deficiência, elaboração de material acadêmico referente à Educação Física Adaptada, acompanhamento e monitoramento de atletas paralímpicos da região do Vale do São Francisco.

As aulas de paracanoagem são realizadas no IATE CLUBE e atende, atualmente, 14 pessoas com deficiência física de segunda a quinta feira.