Depois de oito meses à frente da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS), Angelo Fernandes Gioia pediu desligamento do cargo nesta quarta-feira (28). De acordo com o governo do estado, ele deixou o posto alegando questões pessoais. O novo secretário escolhido pelo governador Paulo Câmara é Antônio de Pádua Vieira Cavalcanti, que ocupava a Corregedoria Geral da SDS desde janeiro deste ano. (Veja vídeo acima)

Angelo Gioia alegou ter pedido para ser desligado do cargo para estar com a família e sai do posto com a “absoluta tranquilidade e satisfação do dever cumprido”, segundo nota enviada pela Secretaria de Imprensa de Pernambuco. No fim de 2016 e no começo deste ano, ele enfrentou um movimento por reajuste salarial dos policiais militares que resultou em uma operação padrão. Em fevereiro de 2017, Gioia trocou o comandante da Polícia Militar, coronel Carlos D’Albuquerque, pelo coronel Vanildo Maranhão, além de substituir o chefe da Polícia Civil, o delegado Antônio Barros, pelo delegado Joselito Amaral.

Assim como Gioia, o novo titular da SDS-PE também foi delegado da Polícia Federal (PF), atuando de 2003 até o último mês de janeiro. Na quinta (29), Paulo Câmara, Angelo Gioia e Antônio de Pádua participam da reunião semanal do comitê gestor do Programa Pacto Pela Vida. A cerimônia de posse acontece na sexta (30), no Palácio do Campo das Princesas, no bairro de Santo Antônio, na área central do Recife. ( G1).