Santa Catarina – No dia 14 de novembro (quarta-feira), às 19h, ocorre na Universidade do Vale do Itajaí (Univali), um evento sobre Educação Especial, que socializará experiências pedagógicas internacionais, inovações de metodologias e pesquisas na área. Educadoras renomadas dos Estados Unidos palestrarão sobre a política e práticas do segmento adotadas em escolas estadunidenses. O encontro será no Teatro Adelaide Konder, gratuito, destinado a acadêmicos, professores e comunidade interessada.
Dorothy (Dottie) Squatrito Millar, da Saginaw Valley State University, e Jan Lampman, diretora executiva da organização The Arco of Midland, conduzirão as atividades. O objetivo do encontro é promover o intercâmbio entre os envolvidos, além de agregar conhecimento e tecnologias de informação e comunicação nos processos de ensino e aprendizagem.
As convidadas, além de ministrarem as palestras, participarão de uma série de atividades durante a semana, em Itajaí e região. No dia 12 (segunda-feira), das 14h às 17h, haverá um evento conduzido por elas, pelo professor Danilo Sirias, também da Saginaw Valley State University e pelas professoras da Univali Adriana Gomes Alves, Regina Celia Linhares Hostins e Verônica Gesser. O encontro será no auditório do Centro de Vivência da Univali e reunirá mestrandos e doutorandos do Programa de Pós-Graduação em Educação da Univali e convidados. O grupo de educadores dos Estados Unidos visitará ainda escolas e entidades da região, irá dialogar com grupos de profissionais e pesquisadores da área de educação e seguirá uma agenda de atividades com o Programa de Mestrado Profissional em Administração – Gestão, Internacionalização e Logística (PMPGIL).
O evento internacional é uma realização da Univali, por meio da Vice-Reitoria de Graduação e Desenvolvimento Institucional, em parceria com a Escola de Educação e o Programa de Pós-Graduação em Educação. A programação e as inscrições estão disponíveis em www.univali.br/eventos, na área das Licenciaturas.
As palestrantes
Dorothy Squatrito Millar, possui doutorado em Educação Especial, é professora e pesquisadora da Saginaw Valley State University (SVSU) na Faculdade de Educação do Departamento de Educação de Professores – Educação Especial. Ela gosta de ensinar métodos de pesquisa e ministra cursos de preparação de educadores para que as crianças com deficiências possam aprender na sala de aula de educação geral. Colabora com educadores, famílias e prestadores de serviços de agências com o objetivo de promover a autonomia dos estudantes. Dottie tem publicações em revistas de pesquisa como Crianças Excepcionais e Educação e Treinamento em Deficiência de Desenvolvimento e Autismo, e também possui capítulos publicados em vários livros. Ela apresentou-se em diversas conferências internacionais e nacionais, principalmente sobre os tópicos de como incluir crianças com deficiência em ambientes de educação geral e questões de direitos civis por deficiência.
Jan Lampman trabalha com pessoas com deficiências intelectuais e de desenvolvimento há 30 anos. Sua carreira começou quando ainda era estudante. Em 1993, ela se juntou à equipe da organização The Arc of Midland, encarregada de desenvolver uma agência de pessoal que ajudasse indivíduos com deficiências significativas a morar em suas próprias casas. Seu trabalho auxiliou as pessoas a participarem plenamente da vida da comunidade, levou-a a tornar-se instrutora do Centro de Autodeterminação e do “Michigan Partners for Freedom”. Jan ensinou e liderou treinamentos nos Estados Unidos, atuou no Conselho de Diretores da Reece Community Living Endeavour e foi nomeada pelo governador Snyder para a diretoria do Michigan Quality Community Care Council.
Foto: Dales Hoeckesfeld
Mais informações: (47) 3341-7919, com a professora Verônica Gesser, diretora da Escola de Educação da Univali.