247 – O presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) afirmou nesta segunda-feira (5) indicou novamente que pretende começar a sua gestão já com a mudança na idade mínima para aposentadoria no serviço público e no privado. Um projeto do governo Michel Temer prevê idade mínima de aposentadoria de 62 anos para mulheres e 65 para homens (para trabalhadores do setor público e privado), com a regra de transição até 2042. A proposta tramita na Câmara dos Deputados.

“O grande passo no meu entender, neste ano, se for possível, passar para 61 anos no serviço público para homem e 56 para mulher e majorar também 1 ano nas demais carreiras. Acredito que seja um bom começo para a gente entrar o ano que vem já tendo algo de concreto para nos ajudar na economia”, disse Bolsonaro em entrevista exibida pela TV Aparecida.

De acordo com o presidente eleito, não dá para generalizar idade mínima. “Fala-se muito em 65 anos. Mas você não pode generalizar isso daí. Tem certas atividades que nem aos 60 é compatível a aposentadoria. Nós devemos manter essas questões. Você vê a expectativa de vida do policial militar no Rio de Janeiro, não tenho o valor exato aqui, mas está abaixo de 60 anos, então, não é justo botar lá em cima isso daí”, disse.