Lagoa Grande se destaca mais uma vez. O programa CRAS da secretaria da Assistência Social do município foi premiado pelo UNICEF, Ministério do Desenvolvimento Social pelo Banco Mundial, pelo excelente trabalho que vem realizando desde 2017 com quase 700 famílias. O CRAS atingiu nota acima de 3 no Índice de Desenvolvimento-IDCRAS onde a nota máxima é 5. Lagoa Grande foi selecionada e técnicas do CRAS foram a Brasília receber a capacitação do “Futuro na Mão” que será replicado no município. As capacitações deverão iniciar no mês que vem para todas as famílias de programas como Bolsa Família, BPC, Auxílio Moradia, Serviço de Convivência, Aposentados e Pensionistas. Para atender as demandas, o prefeito Vilmar Cappellaro, quer implantar as oficinas em todo o município.
As mulheres aprenderão a controlar os gastos do dia-a-dia entre as necessidades básicas, as emergências e projetos futuros. “Nós já temos estabelecido os vínculos com as famílias, com isso queremos ajudá-las com a educação financeira. Nosso foco será a auto gerência e o empoderamento. A primeira turma que queremos capacitar serão nossos colegas. Vamos realizar um workshop com colaboradores da gestão municipal para formarmos outros facilitadores, todos precisamos aprender sobre a administração das finanças” enfatiza Ivonete Ramos – psicóloga do CRAS Sede.
“Dentro de um contexto de vulnerabilidade social o maior benefício será o uso consciente do dinheiro de quanto ganha e como gasta” relatou Iane Lima. “Vamos realizar encontros semanais com os temas Cofrinho da Família, Agenda da Família e a Carteira da Família. Queremos atender o máximo possível de pessoas e dar o suporte para estas famílias e conforme suas vulnerabilidades aplicaremos a metodologia em 03 encontros, depois faremos o acompanhamento dos resultados.” acrescentou a psicóloga do CRAS de Vermelhos. O prefeito parabenizou toda equipe do CRAS pela premiação e a secretária da pasta, Eliene Martins, pelos excelentes resultados alcançados em todos os programas.
ASCOM – Jornalista Responsável Sérgio Martins DRT/PE 6056 Imagens: arquivo pessoal