O destino do terreno do antigo aeroclube do Pina, começa a pautar o debate eleitoral na capital, recentemente o vereador do Recife e candidato a deputado estadual, Wanderson Florêncio (PSC), tem defendido a construção de um parque verde no local. O Também vereador do Recife Eduardo Chera, mesmo partido, morador da comunidade do Pina, reivindica a construção de um habitacional, para abrigar os moradores em condições de vulnerabilidade das palafitas do Pina e Brasília Teimosa.
“Essa é uma de nossas bandeiras, e tenho a certeza que é o desejo da maioria dos recifenses”, defende Wanderson, em uma postagem do seu Instagram.
A construção do conjunto habitacional foi promessa do prefeito Geraldo Julio (PSB), na campanha de 2012, que até agora não foi cumprida. Os moradores do Bode sofrem diariamente com moradias precárias.
“Tem coisas que são inegociáveis, e o direito a moradia é uma delas. Pergunte a você mesmo, se tivesse de escolher entre um parque para passear e a casa onde você mora, qual dessas opções você escolheria? Entendeu agora,” rebate o vereador Eduardo Chera em uma outra postagem na rede social.
Nas grandes cidades a construção de conjuntos habitacionais é cada vez mais comum diante da necessidade de atender pessoas com baixo poder econômico.
O Centro Dom Helder Câmara de Estudos e Ação Social (Cendhec), entidade que está à frente de muitas disputas fundiárias no Recife, relata que o déficit habitacional da cidade gira em torno de 70 mil famílias. São 280 mil pessoas, que vivem em condições de moradia precária, números confirmados pela prefeitura.