Do Blog Cauê Rodrigues
No sábado (22) dezenas de mulheres devem ir às ruas de Afogados da Ingazeira, no sertão de Pernambuco, protestar contra o presidenciável Jair Bolsonaro (PSL).
A organização dos protestos ganhou força com o grupo no Facebook “Mulheres unidas contra Bolsonaro”, que em uma semana reuniu cerca de 2 milhões de mulheres críticas ao militar reformado de ultradireita.
O grupo de mulheres Afogadenses fará uma passeata pelas ruas com concentração às 08h30 na Avenida Rio Branco, próximo ao sinal.
A rejeição de mulheres a Bolsonaro chega a 49% do eleitorado feminino, segundo pesquisa do Datafolha do dia 10 de setembro. Ou seja, praticamente metade do eleitorado feminino (que corresponde a 53% do total do eleitorado brasileiro) não aceita votar nele de jeito nenhum.
O candidato já deu diversas manifestações machistas e misóginas. Ele disse à deputada Maria do Rosário que só não a estupraria porque ela “não merece”, o que lhe rendeu um processo. É dele, também, a seguinte frase: “Eu tenho cinco filhos. Foram quatro homens, a quinta eu dei uma fraquejada e veio uma mulher”.
O presidenciável é conhecido pelo seu preconceito contra mulheres, negros, nordestinos e classe GLBT