Meirelles explicou que a falta de saneamento básico é a grande fonte de doenças no Brasil.

O candidato à presidência da República pelo MDB, Henrique Meirelles, afirmou neste domingo (9) que um dos principais projetos de seu eventual governo será investir em saneamento básico. A afirmação ocorreu durante debate promovido pela TV Gazeta em parceria com o Twitter e o Estadão e a rádio Jovem Pan.

Meirelles explicou quea falta de saneamento básico é a grande fonte de doenças no Brasil. Para o candidato, não adianta nada tratar de saúde, sem antes melhorar o saneamento básico no país.

“Nós temos, hoje, mais de 7 mil obras paradas no Brasil. Inclusive, muitas delas, de saneamento básico. O meu projeto é investir fortemente em saneamento. Porque o saneamento não é tão privilegiado pela maioria dos políticos porque ele é por baixo, não é? E ele não aparece, não é um bom objeto de campanha. No entanto, pela minha história, pelo meu passado, eu sempre vou na causa dos problemas”.

Ainda durante o debate, Henrique Meirelles criticou a demora nas obras da transposição do São Francisco. O candidato lembrou que a solução para esse tipo de problema está em um governo que seja firme e tenha credibilidade.

“O programa de transposição do São Francisco, por exemplo, ficou parado mais de 20 anos. Ou progrediu muito pouco. Agora foi concluído um grande trecho dessa transposição. E eu fui lá. Então nós temos que realmente dar prioridade, mostrar resultado concreto e não apenas fazer promessas. Porque disso o Brasil já cansou.”

Entre outros temas, Meirelles também fez questão de abordar a educação no debate deste domingo. De acordo com o ex-presidente do Banco Central, é preciso eliminar a ideologia dentro das escolas para que os estudantes tenham o direito de aprender – e não apenas passem de ano. O candidato também lembrou que uma das propostas de seu governo é a criação do Prouni estendido às creches.