Foto: Roberto Soares

O deputado Joel da Harpa (PP) enalteceu, em discurso durante a Reunião Plenária desta segunda (11), o aniversário de 193 anos da Polícia Militar (PM) de Pernambuco. “É uma instituição da qual eu tenho a honra de fazer parte. Não poderia deixar de parabenizar todos os companheiros que têm dedicado suas vidas à corporação”, expressou.

O deputado registrou ter participado, pela manhã, da solenidade pelo aniversário da instituição em que foram homenageados os dez profissionais que morreram em serviço entre maio de 2017 e junho de 2018. “Destaco esses nobres guerreiros que, em prol da sociedade e do serviço policial, perderam suas vidas, e parabenizo cada policial, oficial ou praça da Polícia Militar”, prosseguiu.

No discurso, Joel da Harpa citou falta de reconhecimento, de estrutura e de valorização salarial como dificuldades enfrentadas pelos policiais militares em Pernambuco. Ele ressaltou o aumento na presença de mulheres no quadro da instituição e reivindicou mudanças no código disciplinar da PM.

Em aparte, Edilson Silva (PSOL) se solidarizou com o pronunciamento e cobrou do Estado “responsabilidade no sentido da modernização da Polícia Militar”. “É importante a gente saudar essa data, mas também trazer todas as dificuldades que a instituição vem passando, com diminuição de recursos e falta de modernização do funcionamento.