A Escola Anete Rolim, no bairro Pedra Linda, foi o local escolhido para o lançamento do segundo ano do Prefeitos do Amanhã. O projeto promove encontros entre alunos da rede municipal de ensino com o prefeito Miguel Coelho para
discutir o papel de cada cidadão e os deveres dos gestores numa grande cidade. A iniciativa foi retomada na manhã desta quarta-feira (16), quando também foram premiados os estudantes que fizeram, em 2017, as melhores redações sobre cidadania e o futuro de Petrolina.
Durante o encontro, o prefeito foi questionado sobre pavimentação dos bairros, melhorias nas escolas, climatização das salas de aula entre outros tópicos abordados pelos alunos da Escola Anete Rolim. Esse mesmo bate-papo será feito em pelo menos 12 unidades de ensino espalhadas pela capital do Sertão.
Além de tratar sobre os desafios da cidade e da educação, o projeto busca estimular o surgimento de novas lideranças e a participação das crianças e jovens na administração da cidade, criando um sentimento de pertencimento e cidadania na construção do futuro de Petrolina. “Ano passado foi uma experiência incrível e uma troca enorme de conhecimento com essas crianças. Ao mesmo tempo que falamos sobre obras, saúde, educação e até de política, a gente pode sentir de perto as necessidades de cada escola e dos estudantes, o que pode ser melhorado e assim ganhamos todos”, ressaltou o prefeito.
Depois da fase dos debates, os alunos produzirão textos sobre o que consideram mais prioritário para o desenvolvimento da cidade. Os estudantes com as melhores redações receberão tablets, notebooks e smartphones. Além disso, as sugestões apresentadas nas redações serão analisadas para serem atendidas pelas diversas secretarias da gestão municipal.
No ano passado, os destaques do primeiro ciclo (6º e 7º anos) foram Leanderson Feitosa dos Santos, da Escola Eliete Araújo, primeiro colocado; a segunda posição ficou com a estudante Rayilla Teles Santos, da Escola José Cícero de Amorim; e a terceira colocada foi Ângela Maria Amorim, aluna da Escola Julia Elisa.
No segundo ciclo (8º e 9 º anos), Ana Vitória Silva Silvestre Lopes, estudante da Escola José Martins de Deus ficou com o primeiro lugar; Herik Joanderson Souza Silva levou o segundo lugar para a Escola Santo Antônio; e a Escola Moisés Barreto, com o estudante Joel Germano da Silva, ficou com a terceira colocação.