Durante uma rápida passagem por Cabrobó no último sábado (5), o Vice-governador Raul Henry (PMDB), convocou a imprensa local para apresentar um balanço de suas ações dentro do Governo do Estado e apresentar suas pretensões politicas para o próximo pleito eleitoral.
Durante cerca de 30 minutos de coletiva Henry, falou sobre sua atuação a frente da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, onde segundo ele, procurou ajudar Pernambuco a crescer economicamente, apesar da crise que termina lentamente no país.
O medebista também não se refutou a falar sobre a disputa eleitoral que se aproxima. Ele explicou que deixou o governador Paulo Câmara a vontade para compor sua chapa, com a escolha do vice e dos senadores.
Mas um assunto indigesto também fez parte dos questionamentos. Indagado sobre a decisão tomada pelo seu ex-aliado e colega partido, o Prefeito de Cabrobó Marcílio Cavalcante, que recentemente anuncio que vai apoiar Andréa Lóssio (Rede) para Deputada Estadual e Fernando Monteiro (PP) para Federal, Raul Henry expressou profundo descontentamento, chegando a dizer que antes do apoio do seu apoio a candidatura de Marcílio a prefeito era uma piada. “Para mim foi uma surpresa! Eu não espera por isso porque existia um compromisso dele de retribuir ao PMDB o apoio que ele recebeu aqui. Foi uma situação de descontentamento, de decepção, que eu não posso esconder. Temos que fazer política com muita transparência, falando das coisas como elas são. Nos fizemos o que estava ao nosso alcance para apoiar essa candidatura em Cabrobó, desde o início quando ninguém acreditava. Quando essa candidatura parceia uma piada, pois não havia nenhuma consistência politica nela. Nos ajudamos a construir todo esse caminho, desde o primeiro momento. Então, num momento como esse que o prefeito resolve abandonar seus compromissos com o partido que apoiou ele aqui, se torna uma surpresa e um descontentamento para todos que fazem o PMDB de Pernambuco” criticou.
Para se ter uma ideia da decepção de Raul com Marcílio , o Vice-governador usou a imprensa para refrescar a memória do Prefeito de Cabrobó e recapitular todas as ajudas dadas por ele e pelo partido, para que Cavalcante se tornasse gestor da cidade. “A candidatura dele quando surgiu aqui em Cabrobó, ela não tinha crédito de ninguém. Ela surgiu e as pessoas não acreditavam nessa candidatura, por que o prefeito não tinha nenhuma história na politica, não tinha passado por nenhum teste eleitoral e nos apostamos nela desde o início. Ajudamos a articular uma aliança com o ex-prefeito Eudes Caldas – que de fato era tinha a liderança popular. Vinhemos aqui eu e Jarbas para fazer a campanha dele, mais de uma vez. Apoiamos a candidatura dele materialmente, com os recursos do fundo partidário do PMDB de Pernambuco. Depois a candidatura dele foi cassada e nos ajudamos a reverter essa cassação no TRE com o apoio do Departamento Jurídico do PMDB. Assim tínhamos essa expectativa e o compromisso dele de apoiar uma candidatura minha, ou de Jarbas ou de qualquer companheiro do partido, para Deputado Federal. Não sei os motivos dele, não me cabe julgar. Quem vai julgar é o povo. Mas o que eu posso dizer é que nos respondemos por nossas atitudes” ressaltou.
Até o momento o Prefeito Marcílio Cavalcante não se pronunciou sobre as declarações de Raul Henry.
Grande Rio FM