A proposta que estuda privatizar o Aeroporto Internacional do Recife mereceu críticas do deputado Alberto Feitosa (SD) durante a Reunião Plenária desta segunda (2). A medida está prevista no Programa Avançar Parcerias, do Governo Federal, que visa privatizar, ao todo, 13 aeroportos, em diferentes regiões do Brasil. Segundo o parlamentar, caso a mudança seja posta em prática, questões de interesse público, como segurança nacional e  desenvolvimento regional, poderão deixar de ser atendidas.

Feitosa, que defendeu a realização de audiência pública sobre o tema na Assembleia, sublinhou que o aeroporto do Recife opera com lucro. O superávit, ressaltou, é importante, inclusive, para subsidiar a operação de equipamentos menores administrados também pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) – estatal responsável pelos aeroportos no País. “É bom lembrar que nós vivemos num País de dimensões continentais e que esse é um assunto de segurança nacional”, frisou. “Nosso aeroporto é uma das joias da Infraero”, ressaltou.

O deputado sugeriu que sejam convidados para o debate representantes da empresa pública e dos trabalhadores do setor. “Na hora em que for privatizado, o foco vai ser tão apenas o lucro. Todas as parcerias com os governos para desenvolvimento local ficarão em segundo plano”, projetou. “Aí a gente vai ter mais dificuldade na atração de turistas e na ampliação da malha aérea”, pontuou.

Fonte: ALEPE