Está prevista para esta sexta-feira (6) a filiação do ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa ao PSB. Segundo o presidente nacional do partido, Carlos Siqueira, a filiação será apenas um ato burocrático para cumprir o prazo da janela partidária, que se encerra no sábado (7) e, depois, ocorrerá um ato político de apresentação aos correligionários. O assunto da sua pré-candidatura à Presidência da República, no entanto, só será tratado mais para frente.
A filiação de Joaquim Barbosa acontece na mesma semana em que o ex-presidente Lula (PT) teve seu habeas corpus negado e a sua prisão decretada, afastando consideravelmente as chances do petista continuar na corrida eleitoral. Há uma expectativa de que, com a prisão de Lula, os seus votos (enquanto líder das principais pesquisas de intenção de voto) seriam distribuídos entre os candidatos de centro e esquerda.
De passagem por João Pessoa (PB), onde o governador Ricardo Coutinho é do PSB, Carlos Siqueira afirma que ainda não telefonou para o ex-presidente do STF. “Amanhã é a filiação, depois tratamos de candidatura. Fiquei de ligar pra ele. Amanhã eu estarei na posse de Márcio (França, do PSB), à tarde, e após esse momento, devemos resolver a situação dele, que será filiado perante a Executiva nacional”, explica Siqueira.
Blog da Folha.