Hoje, 02 de abril passou a ser considerado Dia Mundial da Conscientização do Autismo desde que foi referendado pela Organização das Nações Unidas (ONU), em novembro de 2007. A data é um incentivo para chamar a atenção da sociedade para as três síndromes que fazem parte do Espectro Autista e, consequentemente, entender a importância da inserção dos indivíduos na sociedade. A Prefeitura de Lagoa Grande, através das secretarias da Educação, Saúde e Assistência Social tem desempenhado um papel fundamental na vida destes pequeninos cidadãos com acompanhamento e apoio aos familiares.
“Nosso objetivo é conscientizar os pais e população sobre a convivência, quais as características e os métodos de tratamento do autismo com diagnóstico e intervenção quanto antes possível. Dependendo do caso, os sintomas podem ser reduzidos e a pessoa pode vir a ter uma vida mais equilibrada. A rede dispõe de cuidador/assistente, psicopedagogas, professoras com formação em educação inclusiva, psicólogos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas e neuropediatra para prescrição de medicamentos, se for o caso. Mas ainda precisamos avançar muito” informa a analista de educação e psicopedagoga, Deildes Higino, que coordena a equipe de Atendimento de Educação Especializada (AEE)
Embora a gestão municipal tenha solicitado ao MEC, novos equipamentos (computador colméia, impressora em libras), desde o início do ano passado, nenhum recurso foi disponibilizado para o município. Por uma decisão do prefeito, Vilmar Cappellaro, vários projetos pedagógicos, jogos lúdico-educativos, sala com acessibilidade e investimentos nos professores que passam por capacitações constantes estão sendo mantidos com recursos próprios. Estima-se em torno de 76 alunos da rede municipal com algum transtorno ou patologia que envolva dificuldades na aprendizagem, coordenação psicomotora ou social, considerados típicos ou atípicos.
Ascom/PML