No Dia Mundial da Água, uma bela notícia para animar a população da região. Após uma análise realizada neste mês pela Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA), foi registrado o aumento do nível de oxigênio nas águas do Velho Chico, o que representa menos poluição e melhoria para o ecossistema da região. A notícia foi dada pelo prefeito Miguel Coelho, na manhã de hoje (22), durante o ato de lançamento de 50 mil peixes na Orla I, em Petrolina.

Segundo a AMMA, o nível de oxigênio diluído nas águas do rio, no trecho da orla petrolinense, subiu de 8,1 mg/L para 10,9 mg/L, representando uma melhoria de 36% em relação à última avaliação ocorrida em maio do ano passado. É o segundo avanço significativo detectado pelos técnicos ambientais da Prefeitura, por consequência do programa Orla Nossa, que tem promovido a revitalização do rio. Na primeira comparação, em maio, o nível de oxigênio havia subido de um índice crítico de 1,3 mg/L para 8,1 mg/L. O resultado representa um alívio para o Rio São Francisco, já que o Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) considera satisfatório um índice de 6,0 mg/L.

Além de comemorar o bom desempenho da análise, Miguel garantiu que as ações do programa Orla Nossa serão intensificados no Velho Chico e suas margens. Ao longo da manhã, além do anúncio da melhoria na qualidade da água do Rio São Francisco, a Prefeitura de Petrolina, Marinha, Univasf e Codevasf promoveram atividades em comemoração ao Dia da Água. Mais de 80 alunos de escolas municipais promoveram o repovoamento do Velho Chico com o lançamento de 50 mil alevinos de espécies nativas da Caatinga, como o piau e pacamã.