FOCO – Segundo a parlamentar, o Centro de Habilitação e Apoio ao Pequeno Agricultor do Araripe se propõe a fortalecer a agricultura familiar no Semiárido. Foto: Roberto Soare

A deputada Roberta Arraes (PSB) informou, na Reunião Plenária desta segunda (19), que participou, na última sexta (16), da inauguração da nova sede do Centro de Habilitação e Apoio ao Pequeno Agricultor do Araripe (ONG Chapada), em Araripina. A parlamentar enalteceu os 24 anos de funcionamento da entidade, que se propõe a fortalecer o desenvolvimento da agricultura familiar no Semiárido por meio da recuperação e preservação do meio ambiente, da agroecologia e da efetivação da cidadania.

“Foram vários os programas e parcerias que a ONG Chapada realizou, entre eles, os projetos Cisternas nas Escolas e Pernambuco Mais Produtivo, além da realização de feiras agroecológicas. Iniciativas que fomentam a produção dos alimentos e levam ao sertanejo a certeza da comida na mesa e de renda para melhorar a vida da sua família”, enfatizou. A deputada citou, ainda, o trabalho para capacitar mulheres em técnicas sustentáveis de cultivo, formação sociopolítica, organização social e direitos da cidadania.

De acordo com a parlamentar, o ex-prefeito Alexandre Arraes viabilizou a doação do terreno pelo município para a construção do espaço. “É com satisfação que celebramos a fase adulta dessa organização não governamental, que contribui para a construção de um Semiárido justo e soberano. Contem comigo para continuarmos no desafio de lutar pela construção e manutenção das políticas que garantem às famílias agricultoras o direito a uma vida digna”, concluiu.