Por falta de gerenciamento, adequações pedagógicas e principalmente desrespeito com a educação pública alguns municípios tem sacrificado o direito de aprendizagem dos seus alunos, entretanto, estas atitudes maléficas não se aplica ao pequeno município de Lagoa Grande no Sertão de Pernambuco.

Isso por que de acordo com dados a qualidade do ensino da educação de Lagoa Grande vem sendo o diferencial. A Escola Municipal Tarcila Araújo, por exemplo, em 2017 é destaque com o resultado do SAEPE, Sistema de Avaliação da Educação Básica de Pernambuco. No ano passado, no primeiro ano de gestão do então secretário Wilian Cesar Oliveira.

Os números demonstram a responsabilidade da gestão municipal com a educação pública.

Para se ter uma ideia, em uma escala de 0 a 1000, uma turma do 2º ano, anos iniciais obteve 724,2 pontos na proficiência português e 675,3 pontos em matemática ocupando assim o nível desejável, ou seja, destaque regional.

A gestora da Gerência Regional de Ensino (GRE), Anete Ferraz destacou o avanço na educação e disse que a escola ocupa o primeiro lugar entre todas s escolas do município de Lagoa Grande e em todas as cidades sob jurisdição da GRE Petrolina.