Nesta quarta (07), o Conselho Municipal de Saúde Lagoa Grande(PE), esteve participando da sessão da Casa Zeferino Nunes para fazer prestação de contas da gestão do ex-secretário de saúde Ítalo Ferreira.

As contas do ex-secretário referentes os meses de setembro a dezembro de 2017 foram aprovadas com ressalvas por unanimidade pelos conselheiros.

Para o presidente do Conselho Francisco Gomes, é preciso ter alguns cuidados em algumas despesas a exemplo de combustível e TFD.

“Tem uma coisa que nós estamos recomendando colocar o pé no freio da questão do TFD do TFD tem uma despesa… já sentei com a secretária nova já tivemos mais discussões já tivemos alguns entendimentos e é bom que não tenha mais entendimento se vamos colocar que essa despesa precisa ser diminuída, não é tão fora não é preciso colocar um pouco pé no freio”, esclareceu Francisco.

O presidente ainda disse não querer entrar no mérito de determinadas coisas em relação ao secretário de saiu e secretário que entrou para ele, é uma questão do governo e que o governo que tem poder para isso.

Em relação a alguns questionamentos feitos sobre valores de despesas e que foram colocadas em reuniões anteriores do conselho, a exemplo de R$ 261 mil reais de manutenção de veículos, o presidente fez a seguinte justificativa:

“Chamamos a estão e conversamos com a contabilidade e na realidade não era isso, são os códigos que uma empresa que presta serviço ai, que vende os produtos é os códigos que estão complicados para gente entender, mas tem outros produtos comprados no meio, que é material, de construção, material pra hospital (…), na realidade não era isso(…), a despesa não foi aquela, não é que foi mentira, a gente não entendeu”, justificou o presidente.

A conselheira Socorro Ramos em nome da comissão e análise das contas, falou sobre o valor de despesas com manutenção de veículos que gerou dúvidas aos conselheiros devido a falta de esclarecimento da codificação de compras dos produtos.

“Ele(o valor) me deixou assim, uma preocupação eu sei que foi justificado que tem material de construção e outros itens, só que assim, eu peço a nobre nova secretária que está chegando que tenham cuidado sobre isso, porque eu sei que foi esclarecido que tem um código mas para nós que tá lá na comissão que alguém vai explicar tem um bom entendimento mas fica a interrogação pra os demais”, pontuou a conselheira.

A conselheira Socorro Ramos deixou claro que a comissão não busca beneficiar quem quer que seja e que trabalha em prol da população, que é o quem mais precisa.

Para não mais restar dúvidas, a conselheira ainda pediu a nova secretária que na próxima prestação de conta que tenha um esclarecimento sobre essa empresa que quando ela for fazer as compras seja esclarecido todos os itens.

“Sobre isso, a gente não vai deixar de aprovar, mas com ressalva sobre isso, porque infelizmente eu ainda fiquei com um pé a frente e outro atrás, eu não vou mentir”, disse Socorro.

Da Gestão de Ítalo, ainda faltam serem votadas as contas dos meses de Janeiro e fevereiro já o mesmo deixou a pasta no último dia 28 de Fevereiro.

Informações do Blog Lagoa Grande Notícias