Fazendo uma analise da conjuntura política do ex-deputado federal Guilherme Coelho (PSDB) a sucessão estadual, sairia no lucro e com sobra e chances reais de vencer as eleições e entrar pela porta da frente, ou seja,  teria eleição garantida para estadual nas eleições de outubro próximo.

O fato é que em seu berço eleitoral, Guilherme enfrentará gigantes já predominantes a uma vitoriosa campanha, devido já possuírem uma base já constituídas, isso nota-se nos bastidores uma relevante vantagem natural dos seus possíveis adversários.

Caso dispute uma vaga na Alepe, já defendido por muitos amigos, Guilherme poderia sair de Petrolina com seu mandato consolidado e possivelmente majoritário na região do São Francisco, a qual herdaria do grupo do senador Fernando Bezerra Coelho (MDB) um respaldo bem maior no aproveitamento da votação resultante de uma dobradinha com Fernando Filho.

Caso Guilherme fosse a uma disputa a ALEP, o paletó já poderia comprar, pois cravaria com garantia uma cadeira a casa estadual.