Durante a visita a Cabrobó no último final de semana, ministro Fernando Filho (sem partido) voltou a rebater as críticas e disparou que o deputado estadual Lucas Ramos (PSB) está usando a defesa da Chesf e do rio São Francisco como palanque eleitoral. Presidente da Frente Parlamentar em Defesa da estatal na Assembleia Legislativa de Pernambuco, o parlamentar socialista tem aponta Filho de ser o responsável por vender a Eletrobrás para fazer caixa para o Governo Michel Temer. Em entrevista ao Nossa Voz na manhã de hoje (16) reforça sua oposição ao emedebista e destacou suas ações em prol da preservação do Velho Chico.

“Ontem ao ouvir o programa eu tive a ingrata surpresa de ouvir da boca do ministro Fernando Filho que nós não tínhamos nenhuma ação, nenhum gesto em defesa do Rio São Francisco. A gente tinha esse sentimento de que desde que assumiu o Ministério de Minas e Energia, o ministro Fernando Filho ficou muito ausente de Petrolina, de Pernambuco quando se aproxima desse pacote de maldades do governo Temer, que tira direitos do trabalhador brasileiro, oferecendo a Reforma Trabalhista, que tira a esperança de quem dedica uma vida para se aposentar com dignidade e que o  Governo Federal sacrifica com a Reforma da Previdência, que o trabalhador brasileiro, na esperança de ter um maior e melhor poder aquisitivo, aí vem o Governo Federal e retira, diminui o valor do salário-mínimo pago ao trabalhador. Eu acho que foi a partir daí que o ministro esqueceu das suas origens, quem o poder, quem o colocou através do voto como deputado federal que permitiu que ele fosse ministro de Estado”.

Segundo Ramos, através da sua atuação foi possível chamar atenção para a necessidade urgente de preservação da bacia do São Francisco. “Desde 2015 quando tomei posse como deputado estadual que nós nos dedicamos todos os dias a defender o Rio São Francisco. Para se ter ideia, nós somos autores da Lei n° 15608 que foi sancionada pelo Governador Paulo Câmara em 2015 que cria o dia estadual em defesa do Rio São Francisco. Todo dia 03 de junho celebramos o dia estadual em defesa do Velho Chico”.

O deputado estadual reforça ainda a atuação da Companhia Pernambucana de Saneamento nesse processo. “E nesse dia a gente celebra importantes ações em defesa dia Rio São Francisco, a exemplo da Compesa que tem o programa permanente de recuperação da mata ciliar, uma estratégia que foi determinada pelo governador Paulo Câmara pra que a gente pudesse combater o assoreamento das margens e preservar as margens do Rio São Francisco, respeitando o seu Código Florestal em vigor no Brasil. Além de ações, como por exemplo, o tratamento de água e esgoto, quando a gente devolve uma água reutilizada, tratada, a gente está promovendo cidadania e exatamente essas ações da Compesa que podemos citar como uma ação não somente nossa mas reforçada pela nossa atuação parlamentar”.

Por fim, Lucas Ramos atribui a Fernando Filho a estratégia de camuflar a privatização da Eletrobras com críticas. “A gente fica lamentando essa falta de conhecimento e as declarações que faltam com a responsabilidade, com a verdade pra tentar iludir o povo. A gente sabe muito bem quem tem compromisso com o Rio São Francisco, desde o primeiro dia do meu mandato que eu me dedico todos os dias para salvar o rio. Diferente desses que querem ser lembrados como aqueles que venderam o Rio”.

 

Informações grande rio FM