O ex-deputado federal Guilherme Coelho está decidido: em 2018 ele brigará por uma vaga na Câmara de Deputados, em Brasília. Ele, que já foi prefeito de Petrolina-Pe por duas vezes e ainda vice-prefeito por mais quatro anos explicou, em entrevista ao programa Nossa voz, que a bandeira dele dentro do Congresso Nacional será a maior fonte de renda e geração de emprego no Vale do São Francisco: a irrigação. “Eu tive oportunidade de passar esse tempo na Câmara de Deputados e sabia que os votos podiam ser coisas positivas para a região, transformando em obras e ações”, destacou.
“Tem gente que fica dizendo ‘Ah, mas você só fala em irrigação’. Mas é através da irrigação que se dá força ao comércio. Ela vem antes de tudo. Aí [somente] depois dela, que gira tudo: faculdade, escola, farmácia, tudo gira em torno da irrigação”, explicou Guilherme Coelho. Ele, que é filho do ex-deputado por 11 mandatos, Osvaldo Coelho, afirma ter realizado diversas ações enquanto ocupou uma vaga no Congresso. Uma delas, depois de anos de luta, foi o lançamento dos editais para licitação dos lotes irrigados do Projeto Pontal. Ao todo, serão 299 lotes destinados a colonos (pessoa física) e 37 lotes comerciais, para pessoa jurídica. “Estamos na luta e meu nome vai estar à disposição”, confirmou.
Uma outra luta em tramitação, ele conta, foi o pedido de redução de juros para o Nordeste para o ministro da Fazenda, Henrique Meireles, durante um encontro do PSDB. Com o projeto, ele almeja o desenvolvimento da agricultura, principalmente no semiárido. “Esse juros é geralmente de seis em seis meses e era muito alto. Ela tá agora na menor taxa, de 7%. Então o meu trabalho era para que esse juros fosse em torno no Mercado. Eu acredito que vamos ter uma boa notícia, para ter um “dinheiro mais barato”, para que os agricultores tenham um dinheiro compatível com o semiárido. A gente tem que ter essa compreensão”, explicou Guilherme Coelho.
Informações grande rio FM