Por proposição da deputada Laura Gomes (PSB), a Secretaria Nacional das Mulheres do Partido Socialista Brasileiro foi homenageada, nesta quinta (14), com uma Reunião Solene na Assembleia Legislativa, pela passagem dos seus 18 anos de atividade. A determinação de transformar o PSB em um partido mais feminista e mais feminino impulsionou mais de 500 mulheres, que se reuniram no I Congresso Nacional de Mulheres do PSB, em 1999, e concretizaram a ideia.
Após a formação da Secretaria, o segmento passou a ter assento formal na Executiva Nacional do partido e o trabalho foi iniciado com a organização de secretarias em todos os estados. Desde esse momento, a ocupação de espaços de poder, o fim da violência contra a mulher, a atenção e cuidado com a sua saúde, a luta pela igualdade de gênero no campo do trabalho e o reconhecimento da importância do papel da mulher na sociedade tem sido a pauta do trabalho da Secretaria.
A deputada Roberta Arraes (PSB), que presidiu a solenidade, destacou “que, desde a criação da secretaria, as mulheres socialistas têm contribuído para o fortalecimento da legenda e da política em vários aspectos.” Para Laura Gomes, a homenagem é um reconhecimento ao trabalho promovido pelas mulheres do partido. “Nós, socialistas, não aceitamos a baixa representatividade do segmento no Congresso e nos Poderes. É uma questão de princípio. Um compromisso ético com a igualdade”, afirmou.
Além da secretária nacional Dora Pires, que é pernambucana, diversos representantes do PSB participaram do evento. Emocionada com o reconhecimento, Dora Pires recebeu uma placa comemorativa da Alepe e agradeceu a iniciativa de Laura Gomes, que já foi secretária estadual do PSB Mulher. “É muito gratificante esse reconhecimento ao trabalho desenvolvido pela Secretaria Nacional da Mulher na busca pelo fortalecimento da política de gênero e, sobretudo, pela autonomia e empoderamento das mulheres”, afirmou.