Partes de baronesas – espécie de planta aquática – se desprenderam na manhã desta sexta-feira (8) e estão descendo o Rio São Francisco. O fato ocorreu devido à mudança de direção e velocidade dos ventos, além da vazão da barragem de Sobradinho, que chega à marca de 550 metros cúbicos por segundo (m³/s).

O diretor de Projetos da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA) em Petrolina, Victor Flores, afirma que este é um fenômeno natural e não traz prejuízos à natureza. Mas faz um alerta. “Esse é um evento natural, que foi potencializado pela diminuição da vazão. Sobradinho nunca esteve numa vazão tão baixa. Por isso, deve-se redobrar a atenção, principalmente com a navegação, para que não ocorra nenhum acidente”, esclarece.

O diretor-presidente da Pasta, Rafael Oliveira, explica que estão sendo tomadas todas as medidas possíveis para evitar algum incidente. “Estamos monitorando os deslocamentos das baronesas através de barco e equipe de campo. Serão tomadas as medidas necessárias para se manter a segurança. Mas é importante que a população que faz uso do rio tenha uma maior cautela nos próximos dias“, ressalta. As informações são da assessoria. (Foto/divulgação)