No próximo dia 25 de novembro (sábado), pacientes diabéticos de Petrolina terão uma oportunidade única: realizar o exame para detecção de retinopatia diabética, agravo que acomete os olhos, em virtude de alguns fatores de risco, como glicemia não controlada. A iniciativa acontecerá através do mutirão “De Olho no Diabetes”, a partir das 8h na Rua Dr. Júlio Melo (atrás do Itaú).
Idealizado pelo Hospital de Olhos de Petrolina, o mutirão está em sua segunda edição e conta com a parceria da Secretaria de Saúde do município, que ofertará também serviços odontológicos, aferição de pressão arterial e atividades de prevenção e promoção da saúde. Serão disponibilizados 500 atendimentos, e, para participar, os pacientes devem estar munidos de documento de identificação e cartão do SUS.
As pessoas que forem diagnosticadas com retinopatia diabética e necessidade de cirurgia a laser serão encaminhadas para a realização da mesma de forma gratuita, no dia 29 de novembro (quarta-feira). “Este é um momento de grande importância para atender a população diabética de Petrolina e nós firmamos esta parceria, pois acreditamos em ações que auxiliem às pessoas, neste caso, realizando não somente o exame, mas dando o diagnóstico e a data para a cirurgia, que será feita de forma gratuita. Ou seja, estamos concedendo a este paciente o resultado da sua ida ao mutirão”, destaca a secretária de Saúde, Magnilde Albuquerque.
SOLIDARIEDADE
Aproveitando o clima natalino, os pacientes atendidos no serviço devem levar 1 kg de alimento não perecível, que será doado posteriormente à casa “Cantinho do Aconchego”. De acordo com um dos idealizadores do mutirão, Dr. Guilherme Moura, “500 pacientes, cada um doando um quilo de alimento, correspondem à meia tonelada, que ajudará muito aos idosos que irão receber a doação”, ressalta.
SERVIÇO
O quê? Mutirão “De Olho no Diabetes” com exames de detecção de retinopatia diabética
Quando? 25 de novembro, a partir das 8h
Onde? Hospital de Olhos Rua Dr. Júlio Melo, atrás do Banco Itaú.
Custo? 1 kg de alimento não perecível