O clima esquentou dentro do MDB de Pernambuco nesta sexta-feira (04), após a declaração polêmica do ex-deputado federal Raul Henry, que abordou publicamente a condição de saúde do ex-governador Jarbas Vasconcelos.
A fala gerou forte repercussão nos bastidores da política local e foi duramente rebatida por Jarbas Vasconcelos Filho, deputado estadual e líder da sigla na Assembleia Legislativa.
Em nota contundente divulgada hoje, Jarbas Filho elevou o tom contra Raul Henry e acusou o ex-deputado de se aproveitar politicamente da figura de seu pai, afirmando que a atitude de Henry revela “profunda ingratidão” e que sua trajetória no partido é marcada pela autopromoção às custas de Jarbas Vasconcelos.
“Quem usurpa e se aproveita do meu pai é Raul Henry, e não é de hoje”, escreveu Jarbas Filho em um dos trechos mais duros da nota, em resposta à entrevista de Henry.
O deputado criticou ainda o uso da condição de saúde do ex-governador como argumento político e classificou como “estranho” o comportamento de Raul Henry, que mesmo sem mandato eletivo, seguiu na presidência do MDB por deferência e respeito de Jarbas.
“Ele permaneceu na presidência do partido por uma homenagem respeitosa que deve existir entre companheiros, isso depois de perder as eleições para deputado federal. No entanto, sua nota à imprensa revela profunda ingratidão ao ex-governador Jarbas Vasconcelos, que sempre teve gestos de acolhimento e assistência ao ex-deputado”, disse Jarbas Filho.
O líder do MDB na Alepe também relembrou a relação de Henry com o governo Raquel Lyra, dizendo que ele foi um dos primeiros a emplacar indicados na nova gestão e, em seguida, teria trocado esses espaços por vantagens políticas na Prefeitura do Recife.
“Esse é o retrato de sua história, um usurpador que sempre trabalhou para se promover às custas de Jarbas”, disparou.
Encerrando a nota, Jarbas Filho afirmou que Raul Henry não tem autorização para falar em nome do MDB em relação às eleições de 2026 e que esse debate será conduzido por parlamentares com mandato e lideranças partidárias.
“É triste vê-lo desesperado e de máscara caída, desnudada pela ingratidão já precificada por muitos”, concluiu.
Fonte: Central dos Blogs