Durante a auditoria que vem sendo realizada nas contas da Prefeitura de Juazeiro, a Secretaria de Educação identificou uma dívida com a empresa MD Transportes, no valor de R$ 2.986.684,79, referente ao mês de dezembro de 2024. A gestão anterior atestou a parcela, mas não deixou recurso em caixa para saldar a dívida.

Diante da situação de calamidade financeira em que a última gestão deixou o município de Juazeiro, com uma dívida de mais de R$ 30 milhões apenas na Secretaria de Educação, a Seduc encontra-se impossibilitada de quitar o débito de forma imediata, mas se compromete a negociar o pagamento da dívida com a empresa MD Transportes nesta segunda-feira (10).

A Secretaria reforça, ainda, que a programação escolar, com início nesta segunda-feira (10), está garantida, assim como o transporte para todos os estudantes que precisam do serviço para ter acesso à escola.

A Seduc esclarece também que a auditoria não identificou outras possíveis dívidas da pasta com os transportadores escolares, por não terem sido processadas e reconhecidas como despesas efetivas. Sendo assim, caso existam débitos ocultados pela gestão anterior, o município não pode efetuar o pagamento sem o devido processo legal para reconhecimento da dívida em conformidade com legislações, respeitando as previsões orçamentárias e financeiras do município.

A Seduc reitera que está aberta para responder qualquer dúvida da população ou dos trabalhadores, que podem solicitar esclarecimentos na Secretaria ou através da Ouvidoria do Município, por meio do telefone: (74) 98846-0016 ou do e-mail: ouvidoria@juazeiro.ba.gov.br