Em Petrolina, a preocupação com a gestação tem ganhado destaque na Atenção Básica à Saúde. Embora as mudanças durante a gravidez e os acompanhamentos ao longo dos nove meses sejam amplamente discutidas, as fases que a mulher atravessa após o parto, conhecidas como puerpério, ainda são pouco abordadas. Para mudar esse cenário, a Prefeitura de Petrolina tem se empenhado em levar informações sobre esta e outras temáticas para as futuras mamães. Essas ações são desenvolvidas pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACS).
Os encontros ocorrem toda quarta-feira na UBS Júlio Andrade, no bairro Cacheado, onde os profissionais conduzem momentos voltados para as gestantes. Na última reunião foi abordado o tema “Puerpério: o que esperar e quais os cuidados para o período”. As profissionais de saúde descreveram as mudanças físicas e emocionais que as mulheres enfrentam, além de passar orientações sobre cuidados com o corpo, higienização, importância do descanso, e a necessidade de apoio emocional e psicológico.
Os profissionais também ressaltam a importância das consultas médicas pós-parto, do uso de anticoncepcionais e alertam para sinais de complicações, como infecções ou sangramentos excessivos. “O puerpério é uma fase desafiadora, mas também muito especial, pois marca o início da jornada da maternidade. Cada mulher vivencia esse período de maneira única, e por isso, é fundamental que ela tenha o apoio necessário, tanto físico quanto emocional”, destacaram as profissionais durante a reunião.
O projeto busca garantir que as mães não apenas se recuperem fisicamente, mas também tenham um acompanhamento emocional adequado, com atividades relaxantes e apoio contínuo. Esse tipo de ação é fundamental para o bem-estar da mulher, permitindo que ela se adapte a essa nova fase com mais segurança e tranquilidade.
Além de fornecer informações essenciais, os Agentes Comunitários de Saúde têm se tornado verdadeiros aliados no processo de recuperação das mães, oferecendo um atendimento humanizado e com atenção integral às suas necessidades. A iniciativa reforça a importância da saúde mental e física na gestação e uma preparação para a nova fase no processo da maternidade.