A segurança e o bem-estar dos cidadãos são prioridades para o município e é fundamental que a população esteja atenta aos procedimentos padrões dos profissionais que realizam serviços de fiscalização e orientação. Pensando nisso, a Secretaria Municipal de Saúde orienta a população sobre como identificar os Agentes de Combate às Endemias (ACE) durante as visitas domiciliares.

Para fazer essa identificação, é necessário observar se o profissional está uniformizado com o fardamento padronizado, com traje azul e crachá oficial, que inclui o nome completo, cargo e o número de matrícula do servidor. O morador também pode solicitar ao agente o documento de autorização que comprove a realização do serviço, para garantir que está atuando dentro dos parâmetros da legislação e protocolos sanitários.

Caso o morador perceba qualquer indício de incoerência ou dúvida na abordagem, é recomendado revisar as informações, manter a tranquilidade, evitar reagir impulsivamente ou de maneira agressiva, e se necessário, entrar em contato com a Polícia Militar pelo número de emergência 190, para que a situação seja averiguada.

A Secretaria de Saúde reforça que os ACEs atuam de maneira profissional com o objetivo de garantir a saúde pública, através da orientação e ações de prevenção de doenças, mas sempre de forma segura e respeitosa. A colaboração de todos é fundamental para garantir que essas ações ocorram de maneira tranquila e sem intercorrências.

Ascom/Sesau