Os professores de Atendimento Educacional Especializado (AEE) da rede municipal de Juazeiro se reuniram, nesta quinta-feira (13), no auditório da Escola Municipal Estação do Saber José Carlos Tanuri, para o primeiro encontro formativo de 2025. A reunião faz parte de um cronograma de formação continuada, coordenado pela Diretoria de Educação Inclusiva da Secretaria de Educação de Juazeiro (Seduc).
O encontro reuniu cerca de cem professores para discutir as orientações para o trabalho na sala de recursos do Atendimento Educacional Especializado na escola. “Entre essas orientações, nós tratamos sobre o horário de trabalho do professor e, principalmente, sobre os instrumentos que ele usa para que aconteça o atendimento na escola regular”, conta a diretora de Educação Inclusiva da Seduc.
Para Marnúbia do Nascimento Brito, professora de AEE na Escola Professora Terezinha Ferreira Oliveira, o encontro foi muito importante para orientar os profissionais que estão iniciando o atendimento. “Há profissionais novos que chegam à escola e, muitas vezes, não sabem como agir dentro do Atendimento Educacional Especializado. A gente espera que, a partir de agora, tenha, também, as formações que são necessárias para que a gente atue dentro da escola”.
Marnúbia ressaltou, ainda, a importância do trabalho do professor de AEE para a inclusão do estudante com deficiência. “Quando a gente começa o nosso trabalho, a gente percebe a importância dele dentro da escola, com o nosso aluno. E quando a gente mostra para a comunidade a força que o AEE tem, a gente mostra a importância que tem o trabalho que a gente realiza com a criança e com os professores para a formação e a vida dos nossos alunos”.
Em 2025, a formação do professor de AEE acontecerá mensalmente, em encontros mensais, de forma presencial e à distância, através da plataforma da TV Escola Juazeiro.