Senhor do Bonfim tem se destacado como um dos principais polos de desenvolvimento agropecuário na região, graças às ações inovadoras e ao investimento consistente da gestão municipal. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Agricultura Familiar, vem promovendo iniciativas que fortalecem e impulsionam a produtividade rural e garantem a segurança alimentar da população.

Entre os destaques estão os programas de inseminação artificial, que melhoram a genética dos rebanhos, e a criação de galinhas caipiras, além do resgate da tradicional cultura cafeeira na Serra da Maravilha. “Nosso objetivo é fortalecer a agricultura familiar e oferecer condições para que os pequenos produtores aumentem sua renda e qualidade de vida. Estamos investindo em assistência técnica, fruticultura e ações que impactam diretamente o campo”, afirma o prefeito de Senhor do Bonfim, Laércio Júnior.

A Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Agricultura Familiar tem sido peça-chave nesse avanço. Mais de 40 famílias da Serra da Maravilha receberam mudas e assistência técnica para revitalizar a produção de café, enquanto 32 famílias foram certificadas como produtoras de hortifrutigranjeiros orgânicos. A Feira da Agricultura Familiar também ganhou reforço, valorizando a comercialização direta dos produtores.

Sala da Cidadania

Tem atendido agricultores com serviços essenciais, como o Garantia-Safra e o Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), facilitando o acesso a políticas públicas. Parcerias com instituições como o Instituto Federal (IF) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) resultaram na implementação do programa Sítio Produtivo, que estimula a produção de frutas em quintais e promove a diversificação agrícola.

O associativismo rural

Foi fortalecido, com apoio a 63 associações comunitárias, enquanto cerca de 400 famílias foram beneficiadas por ações de mecanização, como limpeza de aguadas e aração de terras. No abastecimento de água, 450 famílias da zona rural receberam atendimento por meio de carros-pipa, e uma comissão emergencial foi criada para mitigar os efeitos da seca, garantindo a distribuição de água e alimentos para os animais.

Capacitação

Investindo também na capacitação de jovens rurais, a gestão já qualificou quase 200 jovens em parceria com o Sebrae e o Senar, incentivando a sucessão no campo. Novas iniciativas, como a introdução da inseminação artificial em cabras e ovelhas, estão sendo planejadas para diversificar a produção e aumentar a renda dos pequenos produtores.