A Universidade Federal de Pernambuco realiza, pela primeira vez, o Processo Seletivo Quilombola/UFPE 2025 destinado ao curso de Licenciatura em Educação Escolar Quilombola Nego Bispo, com sede no Centro Acadêmico do Agreste (CAA)/UFPE, em Caruaru, e com polos no Instituto Federal do Sertão Pernambucano – IFSertãoPE (Campus Santa Maria da Boa Vista); Centro de Educação (CE)/UFPE (Campus Recife) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco – IFPE (Campus Garanhuns). Ao todo, são ofertadas 100 vagas para candidatos quilombolas. As inscrições estão abertas até o dia 28 deste mês.
As 100 vagas estão distribuídas nas seguintes áreas: Pedagogia (UFPE/CAA) – 25 vagas; Pedagogia (UFPE/CE) – 25 vagas; Ciências da Natureza e Matemática (IFPE/Campus Garanhuns) – 25 vagas; Ciências Sociais (IFSertãoPE/Campus Santa Maria da Boa Vista) – 25 vagas. O curso é ministrado na modalidade presencial, com aulas realizadas de quinta-feira a sábado, quinzenalmente.
Ficam garantidas quatro vagas, sendo uma vaga para cada polo, para pessoas com deficiência e que tenham cursado todo o ensino médio, exclusivamente, em escolas públicas. Em atendimento ao Edital Parfor Equidade nº 23/2023-Capes, será assegurado pela instituição de ensino superior (IES) ofertante o mínimo de 50% das vagas a professores da rede pública da educação básica e/ou das redes de formação por alternância que já atuem na área do curso.
As inscrições são realizadas exclusivamente via internet, neste link, conforme procedimento descrito no Edital nº 01/2025, publicado no portal da UFPE e no Boletim Oficial n.º 6, de 10 de janeiro de 2025. Para concorrer às vagas no curso de graduação em Licenciatura em Educação Escolar Quilombola Nego Bispo da UFPE, o candidato deverá, obrigatoriamente, ter concluído o ensino médio (para primeira licenciatura) ou ter diploma de graduação em qualquer licenciatura (para os candidatos professores que desejem a segunda licenciatura).
O processo seletivo será em uma única etapa, classificatória, composta por Elaboração de Memorial (para segunda licenciatura) + pontuação obtida pelo tempo de experiência na docência em Educação Escolar Quilombola; e notas nas disciplinas de Português e Matemática presentes no histórico escolar (para primeira licenciatura).
O resultado preliminar será divulgado no dia 14 de fevereiro. A UFPE publicará, até o dia 19 de fevereiro, o resultado final do processo seletivo. Ambos os resultados serão disponibilizados no portal da UFPE. Os candidatos aprovados no Processo Seletivo Quilombola/UFPE 2025 ingressarão no 1º semestre do ano letivo de 2025 nos respectivos núcleos.
Texto: ASCOM UFPE (adaptado)