Com 25 habitantes, sem contar o público rotativo, Lagoa Grande fica a 559 quilômetros do Recife, capital pernambucana. Antes, um pequeno povoado com a única vantagem de ser cidade ribeirinha do Rio São Francisco. Mas, Lagoa Grande deu um boom extraordinário de desenvolvimento desde a chegada de um grupo de gaúchos que acreditaram no povo e no solo dessa surpreendente cidade sertaneja. Os gaúchos liderados pelo empresário Jorge Garziera, que enxergou a agricultura irrigada como ciclo econômico principal nesse antigo povoado de Santa Maria da Boa Vista.
Os avanços são estratosféricos graças a essas macro visão de GARZIERA, prefeito duas vezes da cidade, e agora, na condição de secretário de governo na administração da nova prefeita Catharina GARZIERA(PSB). E a agricultura irrigada diversificou a economia. LAGOA GRANDE hoje está integrada a balança comercial que garante a exportação de uva e manga, atividades contínuas do município. Lagoa GRANDE registras duas safras/ano. E um mercado constante para abastecimento interno com ligações a Petrolina e Juazeiro da Bahia. Lagoa Grande está na primeira prateleira da grande produção agrícola brasileira com seus 50 quilômetros de costa fluvial.
A prefeita Catharina carrega o “DNA de trabalho e ousadia do pai, Jorge Garziera, com dedicação total ao que se propõe”, resume um amigo da família. Catharina GARZIERA tem a missão de incrementar mais investimentos na cidade, atraindo a iniciativa privada e compondo cooperação do governo Lula assim como maior atenção da governadora Raquel Lyra (PSDB). Para a prefeita Catharina, “LAGOA GRANDE tem muita pressa, com desenvolvimento e inclusão total das pessoas nesse projeto, com responsabilidade pública e justiça social”, garante.
As possibilidades de crescimento demográfico e uma progressão geométrica de Lagoa Grande, lhe permitem de imediato, eventos como desta quarta-feira, 15/01, com uma programação poderosa, reunindo caravanas de várias partes do mundo, incluindo empresários, investidores e jornalistas que farão uma visita presencial a destacadas e famosas vinícolas da cidade.
Marcelo Damasceno Rádio TRANSRIO FM Juazeiro e Petrolina