O município de Petrolina foi certificado com o Selo Unicef 2021-2024, em reconhecimento ao compromisso e aos avanços na garantia dos direitos de crianças e adolescentes. A entrega do certificado e do troféu ocorreu nesta quinta-feira (12), durante uma cerimônia realizada em Caruaru. O prêmio é organizado pela Organização das Nações Unidas, através de seu braço institucional voltado à proteção das crianças, a Unicef, e é uma forma de destacar municípios brasileiros que, nos últimos quatro anos, têm alcançado melhorias concretas para a proteção de direitos na infância e adolescência.

Simão esteve na solenidade acompanhado pela primeira-dama, Alinne Durando, e a articuladora municipal do Selo Unicef, Kátia Carvalho. Para Petrolina alcançar a certificação, a prefeitura desenvolveu políticas públicas que promovem saúde, educação, proteção social e participação cidadã voltadas para crianças e adolescentes.

Petrolina implementou programas voltados para o combate à evasão escolar, a melhoria no atendimento à saúde materno-infantil, cobertura vacinal e iniciativas de assistência social voltadas a famílias em situação de vulnerabilidade. Entre os destaques, o município sertanejo deu um importante passo na proteção à infância ao sancionar a Lei de nº 014/2024, que articula a gestão para o enfrentamento da violência, o combate ao trabalho infantil, a prevenção do abuso e exploração sexual de crianças, entre outros.

“Esse reconhecimento internacional é fruto do trabalho contínuo de diversas secretarias e profissionais dedicados a transformar a vida de crianças e adolescentes em Petrolina. Mais uma vez, Petrolina conquista esse reconhecimento e nosso compromisso é seguir avançando, garantindo que nossos jovens tenham oportunidades de crescer com dignidade, saúde e educação de qualidade. Então, a certificação representa não apenas um reconhecimento, mas também um incentivo para que a gente continue trabalhando ainda mais”, afirmou.

Selo Unicef: Nesta edição, 923 cidades das regiões Norte e Nordeste, além do norte de Minas Gerais e Mato Grosso, que melhoraram mais do que a média nacional as políticas públicas municipais voltadas a crianças e adolescentes, com destaque para: imunização, educação e proteção contra violências, entre 2021 e 2024 receberam o selo internacional. Em Pernambuco, 83 cidades receberam o reconhecimento.