A chegada do final do ano é, tradicionalmente, sinônimo de confraternizações, festas e muita fartura nas ceias. No entanto, é necessário ter um equilíbrio entre a fartura e a alimentação saudável para não comprometer uma rotina de hábitos saudáveis.

Perus, panetones, bebidas alcoólicas e outros insumos consumidos na reta final do ano estão entre os produtos mais calóricos da época. Pelos sabores atrativos, muitas pessoas acabam consumindo sem medidas, o que pode ser um dos grandes vilões da alimentação equilibrada e saudável nas festas de dezembro

O médico André Guanabara, que atua na área da nutrologia, explica que a ingestão desses produtos nessa época é natural, mas reforça que precisa haver um equilíbrio para que o “projeto saúde” não vá por água abaixo.

“Tudo em excesso acaba fazendo mal de alguma forma. Na ceia de final de ano não é diferente. É preciso que haja um equilíbrio, caso a pessoa queira consumir os produtos tradicionais do período. O ideal é que o faça de maneira regrada, sem exageros, experimentando em pequenas porções. Fazer refeições saudáveis antes de sair de casa pode ser uma boa estratégia, tendo em vista que no momento das comidas mais calóricas você já vai estar parcialmente saciado”, explica.

André Guanabara ainda deu mais algumas dicas de como manter o equilíbrio e garantir uma alimentação balanceada e saudável mesmo no final do ano:

1. Experimente os produtos calóricos em porções pequenas: “Comer algo calórico em pequenas porções é uma boa ideia para quem não quer ficar de fora da ceia natalina e de réveillon, e também não pretende abandonar a dieta no final de 2024”, explica André Guanabara.

2. Busque o acréscimo de frutas na mesa: “As frutas não devem ser úteis apenas como enfeites de mesa, mas também como algo que possa estimular o consumo. Elas acabam sendo uma boa substituição quando falamos de refrigerantes e sucos industrializados”.

3. Faça um lanche saudável antes de sair de casa: “A opção de fazer um lanche saudável antes de sair de casa é fundamental para evitar excessos. Se você chega na festa com muita fome, é natural que o seu organismo crie um desejo pelas saborosas e calóricas comidas oferecidas e você acabe passando dos limites. Chegar na festa após uma pequena refeição pode ajudar você a se segurar e garantir equilíbrio nesses momentos”.

4. Não esqueça da prática de atividades físicas: “Geralmente, na reta final do ano, as pessoas possuem férias coletivas e recessos, o que dá ainda mais liberdade de tempo para a prática de atividades físicas. Se exagerar nas comidas, os exercícios físicos podem ser grandes aliados na perda de calorias”.

5. Dormir bem é sempre indicado: “Apesar de ser um período de muitas festas noturnas, é importante não abrir mão do sono de qualidade, aquele que não necessita de estimulante. Dormir bem ajuda que toda a máquina chamada corpo humano funcione da maneira correta, sem prejuízos à saúde”.