O Prêmio IDEPE é o resultado da avaliação da qualidade do ensino público em Pernambuco através da Avaliação do SAEPE aplicada anualmente desde o ano 2000. 

O Prefeito de Itapissuma, Zé de Irmã Têca (PSD), recebeu na tarde desta quinta (21), das mãos da governadora Raquel Lyra o Prêmio do Índice da Educação Básica de Pernambuco (IDEPE), como o município que obteve os melhores resultados na educação pública da Região Metropolitana do Recife.

O prefeito destacou que essa premiação chega à cidade de Itapissuma para engrandecer todo o trabalho dos profissionais que estão à frente da educação municipal. “Esse prêmio vem justamente enaltecer todo o trabalho da nossa gestão e da dedicação dos nossos professores. Parabéns a todos por mais essa conquista”, comemorou o prefeito Zé de Irmã Teca.

Divulgado anualmente, o Prêmio IDEPE existe desde 2017 e tem o objetivo de orientar a formulação de políticas públicas e a alocação de recursos, a fim de promover ações que reduzam as desigualdades regionais no acesso à educação de qualidade e melhorem igualmente os índices de ensino e aprendizagem nas escolas públicas de todo o Estado.

Itapissuma recebeu o Prêmio IDEPE pelo crescimento em 25,9% na Rede Municipal nas turmas do 5° ano do Ensino Fundamental e 35,9% com as turmas do 9° ano do Ensino Fundamental, o maior crescimento da RMR.

Hoje, com os dados da Secretaria de Educação e Esportes do Estado de Pernambuco, Itapissuma encontra-se na 12ª colocação estadual, dos 184 municípios e, 1º lugar na Região metropolitana.

Na ocasião, esteve presente acompanhando o Prefeito Zé de Irmã Têca, o secretário de Educação de Itapissuma, Jesanias Rodrigues, o Prefeito eleito, Junior de Irmã Têca e a própria Matriarca, Irmã Têca.

PRÊMIO DE DESEMPENHO DA EDUCAÇÃO BÁSICA DE PERNAMBUCO (IDEPE)

O IDEPE abrange toda a rede pública de ensino do estado de Pernambuco, nas etapas do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio. Na edição de 2023, foram avaliados 339.074 estudantes matriculados em turmas do 5º e 9º anos do Fundamental e 3º ano do Médio, em 3.280 escolas. Destas, 2.413 das redes municipais e 867 da rede estadual.

A análise desses dados permite avaliar se as políticas públicas para a Educação estão cumprindo seu papel social, como também verificar a inserção de outras estratégias para melhoria contínua para garantia do padrão de qualidade.