Na próxima segunda-feira, 18, a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) inicia a primeira obra a ser executada em Petrolina pelo Programa Águas de Pernambuco. A informação foi revelada pelo presidente da estatal, Alex Campos, nessa terça-feira, 12, ao anunciar uma nova adutora que beneficiará os bairros de João de Deus (parte alta), Pedra Linda, Vale Dourado, Vila Esperança, o Condomínio Mais Viver e os residenciais Novo Tempo.

As tubulações para a nova adutora já saíram do Centro de Distribuição da Compesa em Recife e devem chegar a Petrolina hoje. A obra receberá um investimento de R$ 400 mil e está inserida no pacote de investimentos autorizados pela governadora Raquel Lyra para o município, na ordem de R$ 100 milhões. Esse pacote envolve várias ações, entre elas, a construção de uma nova Estação de Tratamento de Água (ETA), que será implantada no Distrito Industrial e terá capacidade para 400 litros por segundo.

A nova adutora prestes a ser iniciada terá 3,5 km de extensão, com tubulações de 200mm, sendo conectada à Estação Elevatória do bairro Quati e abastecida pela ETA 1. O objetivo é entregar uma vazão de 30 litros por segundo aos moradores dos bairros mencionados em três meses, que é o prazo estimado para a conclusão da nova rede.