Trabalho desempenhado com compromisso e para garantir a melhoria da qualidade de vida dos petrolinenses, essa tem sido a missão de quem atua na Guarda Civil Municipal (GCM). O dia destinado para esses profissionais é celebrado nesta quinta-feira (10), e a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Segurança Pública (SEMUSP), reforça o reconhecimento a todos que integram a corporação da Guarda Civil.
A data, instituída como Dia Nacional das Guardas Municipais, tem como base na Lei nº 12.066, de 29 de outubro de 2009, e possibilita o merecido reconhecimento aos homens e mulheres que atuam diariamente para a promoção da segurança e da cidadania.
Guarda Civil Municipal
A Guarda de Petrolina foi criada pela Lei Municipal nº 502 de 27 de abril de 1994. A instituição civil, fardada e armada, atua por meio do patrulhamento preventivo, além de realizar ações educativas e de promover a cidadania. Ao longo dos anos, a gestão municipal investiu em equipamentos de proteção individual, auxílio fardamentos, coletes de proteção balística e armamentos, ampliação de viaturas equipadas e realização de concurso público.
Além disso, a Guarda Civil de Petrolina dispõe do sistema de videomonitoramento, que amplia o alcance desses profissionais e resulta em ações assertivas, contando inclusive com a operação da base móvel de videomonitoramento utilizada no centro da cidade e eventos. Além disso, também foi criada a Secretaria de Segurança Pública para permitir a estruturação de política municipal, conselho e captação de recursos federais.
Nos próximos anos, a Secretaria tem como objetivo, ativar o Centro de Operações e Videomonitoramento do CIMCOP, com instalação de mais 100 câmeras com software de IA em locais estratégicos da cidade; implementar unidades móveis da patrulha cidadã nos bairros; realização de novo concurso, entre outros.