Nesta quarta-feira (16), o Hospital Dom Malan, da rede pública estadual de saúde, em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, realizou uma oficina de libras com foco na qualificação dos profissionais e na inclusão dos pacientes. O evento foi uma celebração especial pelo dia nacional do fisioterapeuta e do terapeuta ocupacional, comemorado nesta semana, no dia 13 de outubro.
A oficina foi ministrada pela fisioterapeuta do HDM Ismep, Stefany Furtado, de 35 anos e 14 anos de atuação profissional. “A ideia é compartilhar sinais que são mais importantes nesse ambiente e despertar o interesse nessa formação que pode contribuir de sobremaneira para a nossa atuação como profissional de saúde, e não só nós fisioterapeutas, com pacientes ou familiares surdos, “ destacou.
Para Sara Rúbia Franco, 29 anos, fisioterapeuta do Pronto Socorro Infantil (PSI) do hospital há 3 anos, considerou uma formação importante para humanizar ainda mais a assistência aos pacientes e acompanhantes surdos. “Eu achei a oficina excelente e muito importante. Realmente é um pontapé inicial para que a gente se aprofunde no conhecimento em libras e consiga se comunicar de forma efetiva com a população de surdos, “ ressaltou.
HDM com inclusão
O Hospital Dom Malan é referência no atendimento materno infantil da rede PEBA de hospitais conveniados ao SUS nos estados de Pernambuco e Bahia e recebe pais surdos de crianças internadas. Os relatos são de dificuldade de comunicação dentro da unidade. “Esses pais relataram a dificuldade que experimentam ao tentar se comunicar dentro do hospital. Eles têm uma alfabetização diferente da que os ouvintes experimentam. Então estamos trabalhando com nossas equipes para promover uma assistência mais inclusiva, ” contou a coordenadora de fisioterapia do HDM Ismep, Nara Brandão.
Assessoria de Comunicação do HDM / ISMEP